O Governo dos Açores decidiu incluir as empresas do setor da organização de atividades de animação turística no conjunto de empresas que podem aceder ao programa PME Formação.
Para o Vice-Presidente do Governo, esta alteração, publicada hoje em Jornal Oficial, “visa tornar ainda mais abrangente e operacional um programa que se pretende o mais transversal possível no âmbito dos apoios que têm sido proporcionados às micro, pequenas e médias empresas da Região”.
“Estando enquadradas num setor de atividade económica ainda dependente de procura sazonal e havendo, por consequência, necessidade de uma atenção especial, as empresas de animação turística ficam, a partir de agora, com mais esta possibilidade de enfrentarem melhor os períodos de menor procura”, afirmou Sérgio Ávila.
O PME Formação é um programa que prevê disponibilizar formação profissional a trabalhadores que tenham visto suspenso o contrato de trabalho ou reduzido o horário da trabalho.
No decurso dessa formação, o Governo dos Açores financia as empresas no montante correspondente a 30% da compensação retributiva devida a cada trabalhador.
O programa PME Formação abrange os setores de atividade que estão mais dependentes da variação da procura sazonal, como o turismo, a restauração e o comércio tradicional, ou que estão mais afetados pela redução da procura conjuntural, como é o caso da construção civil.
“Esta medida do Governo dos Açores, implementada em outubro do ano passado, tem permitido apoiar as empresas destes setores a manterem os seus postos de trabalho, contribuindo, de forma significativa, para combater o desemprego sazonal e incentivar a estabilidade do emprego”, frisou Sérgio Ávila.
Para o Vice-Presidente do Governo, “o PME Formação possibilita a melhoria da qualidade dos quadros de pessoal e da competitividade das empresas no contexto da economia regional, ao mesmo tempo que incentiva a manutenção da relação jurídica de emprego e fomenta o aumento das qualificações dos trabalhadores.”
2014.02.20-VPGRanunciaAlargamentoAbrangênciaProgramaPMEformação.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário