quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Anabela Isidoro regista “motivação dos formandos” que estão a frequentar curso da área florestal

A Diretora Regional dos Recursos Florestais manifestou hoje, no Nordeste, satisfação com a “motivação” revelada pelo grupo de formandos que está a frequentar uma das duas ações de formação em segurança e técnicas de utilização de motosserra, conservação e manutenção de equipamentos promovidas pelo Governo dos Açores.

Anabela Isidoro e a Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional, Ilda Baptista, acompanharam hoje o decorrer de uma aula prática deste curso ministrado por três formadores do Centro de Operações e Técnicas Florestais (COTF).

O COTF, a funcionar desde 1984, é um centro de formação profissional florestal sob gestão direta do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, especialmente vocacionado para a área da Exploração Florestal.

Anabela Isidoro salientou que se trata do “único centro de formação do país com estas características e valências", acrescentando que "tem dado uma colaboração valiosa com a disponibilização da sua equipa de formadores”.

A Secretaria Regional dos Recursos Naturais já promoveu, desde 2013, seis formações que envolveram 13 empresas e vários departamentos do Governo dos Açores, habilitando 126 formandos ao trabalho em áreas florestais certificadas (motosserra, motorroçadora, patologia florestal, podas e cirurgia de árvores).

A formação atualmente em curso vai dotar mais de três dezenas de cidadãos desempregados com competências que os habilitem a poder integrar empresas do setor florestal, refletindo-se esta qualificação, simultaneamente, no aumento da rentabilidade laboral e na prevenção de acidentes de trabalho.



GaCS

Sem comentários: