O Presidente do Governo defendeu hoje que o discurso nacional sobre o desígnio estratégico de aproveitamento do potencial do Mar deve ter em atenção a importância dos Açores neste domínio, arquipélago que garante a dimensão atlântica a Portugal.
“É importante ter a consciência que essa atenção estratégica, em primeiro lugar, tem nos Açores o substrato geográfico que garante uma dimensão completamente diferente”, afirmou Vasco Cordeiro.
O Presidente do Governo Regional falava depois de ter recebido, em audiência, o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Macieira Fragoso, a quem manifestou o reconhecimento pelo trabalho que as Forças Armadas e, no caso concreto, a Marinha, desenvolvem no arquipélago.
Vasco Cordeiro salientou que a apreciação positiva que o Governo faz deste trabalho é aferida, não em função da dotação ideal de meios, mas em função daquilo que a Marinha faz com seu esforço e com os meios que tem ao seu dispor.
“Nós temos a perfeita consciência que essa componente de meios depende mais de outros do que propriamente da Marinha”, afirmou o Presidente do Governo, para quem os Açores têm de ser considerados como um parceiro que pode dar um contributo efetivo e válido para a concretização desse objetivo estratégico nacional.
“Esse é um domínio que tem de ter, necessariamente, em conta a existência dos Açores”, frisou o Presidente do Governo.
2014.04.30-PGR-AudiênciaCEMA.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário