O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que o Governo dos Açores “já colocou em prática o plano de ação para a consolidação da encosta e a reconstrução da zona do adro da Igreja de São Roque”, no concelho de Ponta Delgada, afetadas pelo temporal da passada semana.
Segundo Fausto Brito e Abreu, o Executivo açoriano definiu as intervenções necessárias para “repor a normalidade no mais curto espaço de tempo possível”, sublinhando que a Igreja de São Roque “é um património arquitetónico importante da ilha que deve ser preservado”.
O Secretário Regional do Mar declarou que os trabalhos “consistem na criação de uma contenção na vertente da arriba” onde está localizada a igreja, “através da aplicação de uma solução de betão projetado e pregagens no solo, visando proteger a zona exposta à ação dos agentes erosivos, impedindo a evolução da regressão do terreno”.
O governante explicou que “os trabalhos compreendem, ainda, a criação de uma proteção à agitação marítima na base da arriba, com a encosta estabilizada”.
No seguimento do temporal da passada semana, registou-se, na madrugada do dia 16, um deslizamento de terras na arriba onde está localizada a igreja de São Roque, afetando parte do adro.
Após as peritagens técnicas e os levantamentos efetuados, foi recomendado o encerramento deste templo por razões de segurança, e em conformidade com a avaliação efetuada pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil.
2015.12.23-SRMCT-TrabalhosIgrejaSaoRoque.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário