A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente publicou hoje em Jornal Oficial a nova legislação do POSEI, após a aprovação este mês pela Comissão Europeia da alteração ao programa apresentada pelo Governo dos Açores em setembro de 2015.
Neste contexto, realça-se a alteração do valor unitário do prémio à vaca leiteira, que passa a ser de 190 euros por vaca em todas as ilhas dos Açores.
Com esta medida integrada num plano mais vasto de apoio e que vai beneficiar mais de 80 por cento dos produtores de leite do arquipélago, o Governo dos Açores pretende minimizar as dificuldades com que se confronta atualmente o sector do leite, derivadas do cenário internacional.
Procedeu-se também à alteração da idade mínima para a atribuição do suplemento ao prémio ao abate de bovinos, de 8 para 7 meses, tendo em vista a satisfação da procura de mercado por bovinos machos mais jovens.
Simultaneamente, ao promover a antecipação de um mês na idade de abate, é dada resposta às necessidades manifestadas nas explorações de aptidão leiteira ou mista, as quais, devido à sua menor vocação para a engorda e acabamento de novilhos, pretendiam libertar-se dos animais mais cedo.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário