A Unidade de Saúde da Ilha Terceira (USIT) procedeu a um inquérito a fim de avaliar a satisfação dos utentes que utilizam os serviços de saúde prestados nos Centros de Saúde de Angra do Heroísmo (CSAH) e da Praia da Vitória (CSPV), onde se salienta um índice de satisfação elevado, na ordem dos 77,31%.
Os questionários foram realizados aleatoriamente aos utentes que recorreram aos serviços dos dois centros de saúde entre os dias nos dias 21 de setembro e 3 de outubro de 2015, tendo-se obtido um total de 212 questionários corretamente preenchidos.
Este questionário utilizado pela USI Terceira baseou-se no inquérito "Qual a sua opinião sobre esta Unidade de Saúde Familiar (USF)", desenvolvido pelo Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra, com base no questionário Europep.
Foram avaliados os indicadores-chave do Europep (European Study on Patient Evaluation of General Practice Care) através das questões relacionadas com relação e comunicação; cuidados médicos; informação e apoio; continuidade e cooperação; organização dos serviços.
O indicador-chave europep “Relação e comunicação” surgiu em ambos os Centros de Saúde com um elevado nível de satisfação no que respeita à faceta confidencialidade da informação, com 88,5%.
No CSAH, estes situam-se no indicador Recursos humanos das áreas específicas, nomeadamente a competência, a cortesia e carinho do pessoal médico, de enfermagem e do pessoal técnico (cardiopneumologia, fisioterapia, medicina dentária, nutrição, psicologia, radiologia) com uma média de 89,7%.
No CSPV, as explicações dadas pelos enfermeiros sobre os procedimentos e cuidados executados (indicador-chave Europep Relação e comunicação) e a competência, cortesia e carinho dos mesmos profissionais (indicador das áreas específicas Recursos humanos) apresentam dos valores de satisfação mais elevados com 89,3% e 86,9% respetivamente.
Ainda no CSPV, a faceta Tempo para cuidar do indicador-chave Europep Relação e comunicação surge com um índice de satisfação de 87,1%.
Dos resultados obtidos, salienta-se então um índice de satisfação Global Europep elevado, situando-se nos 77,31% a média de ambos os Centros de Saúde da USIT.
O objetivo deste trabalho foi identificar os aspetos positivos e negativos na prestação de cuidados, definindo as áreas prioritárias de intervenção, no sentido de contribuir para a melhoria da satisfação dos utentes.
Após a aplicação deste inquérito, a Unidade de Saúde da Ilha Terceira propõe-se a efetivar planos de melhoria relativamente às áreas identificadas como merecedoras de um menor nível de satisfação por parte dos utentes, como a acessibilidade telefónica e o agendamento, tendo já delineadas medidas a implementar para a sua melhoria.
GaCS
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