O secretário Regional da Saúde esteve hoje presente na apresentação da unidade móvel destinada à administração de opiáceos de substituição à população toxicodependente que não adere ao tratamento em instituições.
O objectivo, disse Miguel Correia, é ir ao encontro dessas pessoas, minimizando os comportamentos de risco e promovendo a reabilitação social e sanitária.
Para o secretário da Saúde é uma medida de grande alcance, pioneira nos Açores, “que vai frontalmente ao encontro do problema para o resolver”.
A viatura, devidamente equipada para o efeito, vai percorrer diversos pontos nos Concelhos de Ponta Delgada, Ribeira Grande e Lagoa, de acordo com um diagnóstico prévio dos locais mais problemáticos.
Está já a ser feita um levantamento no concelho de Vila Franca do Campo e uma avaliação nas restantes ilhas para posterior inserção no programa.
Miguel Correia diz que “temos que resolver este problema sempre que houver comunidades e pessoas em risco”.
A viatura está preparada para fazer não só a administração da metadona, mas também para proceder ao diagnóstico de doenças infecto-contagiosas.
Pretende-se, de igual modo, diminuir a propagação dessas doenças e a diminuição de comportamentos de risco através da troca de seringas e da disponibilização de preservativos.
O projecto hoje apresentado será coordenado pela (ARRISCA) Associação Regional de Reabilitação e Integração Sócio - Cultural dos Açores.
Na linha da frente vão estar um médico e dois Enfermeiros, mas o programa contará com o apoio de psicólogos e de assistentes sociais, da instituição.
GaCS/RC
Sem comentários:
Enviar um comentário