O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visitou, esta tarde, a nova estação GPS/GNSS da ilha do Pico, construída no Porto das Baixas, na Terra do Pão, concelho da Madalena.
O Governo Regional em parceria com algumas entidades públicas nacionais, como a Universidade do Porto e de Lisboa, está actualmente a instalar 12 estações GPS/GNSS na Região, equipamentos estes que integram a Rede de Estações Permanentes da Região Autónoma dos Açores (REPRAA).
“Estas estações vai permitir, a breve trecho, que mais de 100 utilizadores possam aceder ao estudo e ao cálculo, com precisão e rigor, de questões ligadas à georeferenciação, fundamentais para a feitura de projectos, na área da topografia e em outras áreas também”, sublinhou o José Contente.
Para o governante, a rede regional destas estações têm uma importância fundamental no novo quadro do Sistema Científico e Tecnológico Regional porque correspondem, acrescenta, “a mais um passo e avanço tecnológico em matéria de tecnologia espacial”, ligada ao GPS e mais tarde, ao Global Navigation Satellite System (GNSS), intimamente associado ao projecto Galileu – sistema de navegação europeu.
Segundo avançou esta tarde José Contente, todas as ilhas açorianas estão já preparadas para receberem o Galileu assim que entrar vigor, o que deve acontecer já em 2010. Este projecto regional, um investimento global de 150 mil euros, “pretende constituir uma mais valia a topógrafos e a pessoas da área da cartografia, que neste momento utilizam métodos mais arcaicos”, frisou.
O secretário da tutela disse ainda que os Açores caminham a par e passo com as outras 19 regiões mundiais que usam este tipo de equipamento e acima de tudo trabalham em interoperabilidade.
Das doze estações do género faltam apenas concluir quatro para fechar a rede regional, uma nas Flores, em Santa Maria e duas na ilha de São Jorge.
GaCA/VS
Sem comentários:
Enviar um comentário