terça-feira, 5 de julho de 2011

Governo dos Açores apostado no fomento do empreendedorismo





O Governo dos Açores “está a desenvolver, de forma sistemática e coerente, um conjunto de iniciativas ligadas à economia baseada no conhecimento, de forma a criar as condições e os mecanismos adequados ao fomento de uma cultura empreendedora e à promoção da inovação no tecido empresarial açoriano”, defendeu esta tarde, em Ponta Delgada, o Director Regional do Apoio ao Investimento e Competividade.

Arnaldo Machado, falava durante a abertura do Seminário GEM Açores 2010, para a apresentação do Global Entrepreneurship Monitor, actualmente o maior estudo a nível mundial dedicado ao empreendedorismo, e que tem como objectivo analisar as relações entre o nível de empreendedorismo e o de crescimento económico em vários locais, identificando também as condições que fomentam e travam as dinâmicas empreendedoras nessas mesmas áreas geográficas.

Entre os instrumentos de apoio ao empreendedorismo que têm vindo a ser desenvolvidos, Arnaldo Machado salientou “o mecanismo de Capital de Risco recentemente lançado pelo Governo dos Açores, denominado Fundo de Investimento de Apoio ao Empreendedorismo dos Açores, assim como uma parceira estratégica com a Universidade dos Açores para o funcionamento de uma incubadora de empresas para acolhimento de projectos empresariais inovadores promovidos por jovens”.

Segundo o director regional, o Governo dos Açores “está a trabalhar na construção de um ecossistema de apoio ao emprendedorismo e à inovação”, como se pode comprovar pelas alterações que recentemente foram introduzidas ao programa Empreende Jovem no sentido de melhor o adaptar ás necessidades dos jovens.

Este programa Empreende Jovem, salientou Arnaldo Machado, “veio facilitar as condições de acesso dos promotores, bem como alargar o seu âmbito de aplicação a um leque muito mais diversificado de actividades, para além de se intensificar a comparticipação financeira dos projectos de investimento candidatados”.

O GEM Açores 2010 teve por base uma iniciativa conjunta do Babson College (EUA) e da London Business School (Reino Unido) em 1999, contando com a participação de mais de 50 países/regiões, incluindo pela primeira vez a Região Autónoma dos Açores.

Esta iniciativa decorreu na Região por iniciativa do Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores e da SPI Ventures, e contou com o apoio da Secretaria Regional da Economia.




GaCS/NM

Sem comentários: