sexta-feira, 1 de junho de 2012
Espírito Santo congrega açorianos em todo o mundo
O culto ao Espírito Santo é um dos principais elos de ligação que congregam açorianos residentes no arquipélago e da diáspora, um pouco por todo o mundo.
A afirmação é do Secretário Regional da Presidência quando falava na abertura do V Congresso sobre as Festas do Espírito Santo, que reúne, desde ontem e até domingo, na ilha Terceira, cerca de uma centena de estudiosos deste tema, oriundos de várias ilhas, do continente português, do Brasil, dos Estados Unidos e do Canadá.
André Bradford sublinhou a importância da realização deste evento nos Açores, a cargo da Direção Regional das Comunidades, também por ser um momento de demonstrar “a unidade e a coesão da grande irmandade de açorianos espalhados pelas várias partidas do mundo”.
O governante referiu, ainda, que na IV edição deste congresso, realizada há dois anos em San José da Califórnia, teve oportunidade de constatar, acompanhando os trabalhos, que a iniciativa “é, simultaneamente, uma celebração do culto do Divino, como representação daquilo que é ser-se açoriano”, mas também “significa que há pessoas que se dedicam – e devem ser valorizadas por isso –, a resgatar a memória dessa celebração”.
Perante esse esforço, acrescentou, “compete ao Governo Regional, particularmente através da Direção Regional das Comunidades, apoiar e envolver-se nesse trabalho, para que ele possa prosseguir, com os bons resultados que tem tido até agora”.
André Bradford sublinhou, ainda, que estes encontros são uma oportunidade para se perceber a diversidade de formas como se realiza o culto ao Espírito Santo, que variam de ilha para ilha, por vezes dentro da mesma ilha, e de comunidade para comunidade da diáspora.
O programa do Congresso, que termina com uma coroação e função, no domingo, em São Brás, pretende, precisamente, entre outros aspectos, propiciar ocasiões e condições privilegiadas para os representantes das várias comunidades/irmandades poderem partilhar entre si as suas experiências e vivências deste culto,promover o debate sobre a evolução que o culto do Espírito Santo sofreu, ao longo dos tempos e que deu origem às suas atuais manifestações e proporcionar aos congressistas a oportunidade de conviverem diretamente com as gentes que promovem e realizam, nos Açores, estas celebrações, a fim de vivenciarem “in loco” sentimentos comuns a todos os açorianos, mas que, consoante as localidades onde se realizam, quer na Região, quer nas comunidades, tomam formas e expressões particulares.
À margem desta sessão de abertura, o Secretário Regional da Presidência recebeu, em representação do Presidente do Governo, Carlos César, o Presidente da Câmara de Vereadores de Gravataí, Brasil, Vail Corrêa, e os vereadores Tânia Ferreira e Carlito Nicolait, que participam no Congresso.
Anexos:
2012.06.01-SRP-CongressoEspíritoSanto.mp3
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário