O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura destacou hoje a qualificação das pessoas como uma aposta do Governo dos Açores para o próximo quadriénio.
Luiz Fagundes Duarte, que falava no final da audição na Comissão dos Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa sobre as propostas de Plano e Orçamento para 2013 e das Orientações de Médio Prazo 2013/2016, adiantou que é "preocupação fundamental" do executivo açoriano "concluir as grandes obras de infraestruturas que têm vindo a ser feitas em todas as ilhas".
O Secretário Regional salientou que, com a conclusão destes empreendimentos, será possível "rentabilizá-los" em articulação com as várias áreas sob a alçada da SRECC, "no sentido de contribuir para a formação dos jovens e para a sua qualificação".
Luiz Fagundes Duarte confirmou, por outro lado, que está em análise a eventual alteração dos apoios sociais escolares, já que é "necessário introduzir justiça no sistema".
Nesse sentido, referiu que cerca de 60,5% dos jovens açorianos no ensino regular público recebem apoios sociais (alimentação, transporte e manuais) do I e II escalões, acrescentando que alguns são mal concedidos, criando situações de injustiça.
O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura reafirmou que, nos Açores, nenhuma criança ficará impedida de ir à escola por falta de alimentação, transporte ou manuais, mas defendeu que o sistema deve ser revisto de forma a que os apoios sociais se destinem "a quem efetivamente deles necessita".
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário