quarta-feira, 3 de julho de 2013

Luís Cabral destaca participação no debate sobre a reestruturação do Serviço Regional de Saúde

O Secretário Regional da Saúde afirmou que o debate sobre a proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde (SRS) "tem sido útil", salientando a importância dos muitos contributos já recebidos.

Luís Cabral, que falava terça-feira num debate promovido pelo Conselho de Ilha de S. Jorge, afirmou que, na perspetiva do Governo Regional, "esta discussão tem permitido esclarecer o que se pretende com esta reforma", além de possibilitar "a recolha de contributos que se têm revelado extremamente válidos”.

Nesse sentido, afirmou que o Executivo tem estado a trabalhar os contributos que têm chegado, entre outros, de conselhos de ilha, juntas de freguesia, médicos, movimentos de cidadãos, frisando que já é possível identificar aspetos onde essas opiniões foram determinantes para “um aperfeiçoamento do que consta no documento base”.

É o caso dos centros de saúde da Horta, de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada, que o documento inicial apontava como centros básicos e que, em funções dos fundamentos que têm sido apresentados, foi decidido que deverão passar a ser “centros de saúde intermédios”, mantendo toda a atividade que têm presentemente e acrescentando outras capacidades.

No caso das especialidades dos hospitais de Angra do Heroísmo e da Horta, também em função das opiniões que foram sendo apresentadas, “o Governo trabalha para a sua manutenção tal como existem presentemente”.

Para Luís Cabral, estes são exemplos que “atestam a importância e a utilidade do debate que o Governo tem promovido e que alguns entendiam que deveria ter sido interrompido”.

“Este debate público corresponde também a um compromisso eleitoral de serem os açorianos a decidir sobre o futuro do SRS e não pôr nas mãos de outros as decisões sobre a nossa saúde”, afirmou.

Luís Cabral respondeu também às questões colocadas pelos membros do Conselho de Iha, sublinhando que, no caso de S. Jorge, devido às características da ilha, o documento não prevê alterações nos horários dos Serviços de Atendimento Permanente.



GaCS

Sem comentários: