domingo, 1 de setembro de 2013

Diretora Regional da Educação reuniu com grupo de pais de alunos do pré-escolar da freguesia do Pico da Pedra

A Diretora Regional da Educação reuniu com o Conselho Executivo da EBI de Rabo de Peixe, a representante EB1/JI Prof. António Augusto da Mota Frazão e quatro dos pais das seis crianças de três anos que, até à data, aguardavam vaga na educação pré-escolar da Escola Básica1/Jardim-de-Infância da freguesia do Pico da Pedra, numa perspetiva de proximidade governativa.

Graça Teixeira, atendendo à falta de esclarecimento dos pais sobre algumas das dimensões relacionadas com a frequência da educação pré-escolar, segundo os mesmos, devido as informações contraditórias transmitidas pelos representantes de órgãos da freguesia, apontou algumas das medidas que têm vindo a ser empreendidas pela DRE para promover o alargamento da oferta da rede de educação pré-escolar da população entre os três e os cinco anos de idade, nas componentes educativa e de apoio à família.

Nesse sentido, referiu, nomeadamente, a generalização da definição de padrões de qualidade educativa, através da aplicação de linhas de orientação curricular e da constituição de grupos padrão de 20 crianças por sala, uma vez que alguns integram crianças com necessidades educativas especiais, como acontece atualmente com dois dos grupos da EB1/JI Prof. António Augusto da Mota Frazão.

Nesta reunião, realizada sexta-feira, dia 30 de agosto, foram também apresentadas as políticas educativas implementadas na Região, que têm permitido garantir a universalidade da educação pré-escolar das crianças a partir dos três anos de idade, sendo dada preferência às crianças de cinco anos.

Deste encontro resultou um compromisso que tranquilizou os pais, reforçando, tal como lhes tinha sido comunicado pelo órgão de gestão da unidade orgânica, que os seus filhos poderiam frequentar a EB1/JI António Medeiros Frazão até que lhes fosse disponibilizada vaga na freguesia do Pico da Pedra e que a escola lhes garantiria o transporte (que, segundo os mesmos, já lhes tinha sido recusado pela Junta de Freguesia) ou poderiam ser integrados num dos grupos dos estabelecimentos da EB1/JI Professor António Augusto da Mota Frazão, ultrapassando o numero de alunos previstos na turma padrão do pré-escolar.

Os pais optaram pela segunda proposta.

Para os pais, este encontro simbolizou o final de uma polémica alheia à tutela da Educação, tendo ficado claro o empenho do Governo dos Açores em estar próximo das populações e contribuir para a resolução dos seus problemas, através de uma gestão rigorosa e criteriosa dos recursos disponíveis.



GaCs

Sem comentários: