segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Governo dos Açores cumpre compromisso de apoiar autonomia habitacional das famílias, diz Piedade Lalanda

A Secretária Regional da Solidariedade Social disse hoje, na Terra Chã, concelho de Angra do Heroísmo, que o Governo dos Açores está a “cumprir o compromisso assumido" de continuar a apoiar a autonomização habitacional das famílias, seja através de realojamento ou do programa Famílias com Futuro, que beneficia atualmente mais de mil agregados familiares.

Piedade Lalanda, que falava na cerimónia de descerramento de placas toponímicas em dois novos arruamentos daquela freguesia, salientou que se está a iniciar agora “uma nova etapa para as famílias que irão viver nas 47 moradias” recentemente construídas, que representam o “início desta renovada mudança na urbanização da Terra Chã”.

A Secretária Regional frisou que se trata de um investimento superior a 3,2 milhões de euros, que permite ampliar a urbanização deste bairro, num “projeto de reabilitação urbana que irá retirar definitivamente as famílias de habitações sem condições”.

“Com esta iniciativa, o Governo dos Açores pretende reabilitar esta urbanização, respeitando a identidade local e procurando manter as famílias realojadas na sua zona de origem”, frisou.

“A atribuição destas 47 habitações é, por isso, a concretização de um sonho, que se torna agora realidade para as famílias que vão usufruir das suas novas casas nesta primeira fase da reabilitação dos arruamentos”, afirmou Piedade Lalanda.

A nova fase de reabilitação vai contemplar mais 52 agregados familiares, com “condições para que as famílias tenham menos custos com a energia, com a colocação de painéis solares e de vidros duplos nas janelas”.

Piedade Lalanda aludiu ainda ao esforço de responsabilização das famílias, afirmando que não se pode melhorar a qualidade de vida dos açorianos se for apenas o Governo a resolver os problemas das famílias.

Nesse sentido, considerou ser “fundamental que aqueles que são beneficiários deste investimento também se sintam corresponsáveis pela manutenção das suas novas habitações”.

“Desde o início do ano já foram pagos, no âmbito do programa de reabilitação e da requalificação urbana, cerca de 3,7 milhões de euros, o que significa um investimento direto também na economia dos Açores, envolvendo várias empresas regionais do setor da construção civil”, afirmou.

Para a Secretária Regional da Solidariedade Social, esta é também um “obrigação da Região de estimular e de apoiar as empresas regionais, assim como de fixar as famílias nas suas localidades”. 


Anexos:
2013.09.02-SRSS-PlacasToponímicasTerraChã.mp3

GaCS

Sem comentários: