segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Governo dos Açores empenhado em combater o insucesso escolar nas escolas da Região

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura afirmou hoje, na Lagoa, que é da competência das escolas, dos professores e da tutela garantir as condições para que nenhum aluno seja “atirado para um beco em que nunca terá saída”.

Luiz Fagundes Duarte, que falava à margem da sessão de abertura do Programa de Formação de Professores de Matemática, no âmbito do Programa Fénix, afirmou que o Governo Regional pretende que os alunos “saiam da escola com todas as suas capacidades devidamente aproveitadas”.

O Programa Fénix, que se inicia hoje em 17 escolas dos Açores, já está em execução em outras quatro desde o anterior ano letivo, esperando Luiz Fagundes Duarte que “alargado a todas as escolas do arquipélago”.

“Este é um programa que tem por objetivo recuperar os alunos com dificuldades de integração e aprendizagem no ensino e nas turmas regulares”, salientou, acrescentando que, com a aplicação deste programa, “os alunos com dificuldades são pontualmente retirados da sua turma regular e encaminhados para uma turma especial, designada de “Ninho”, onde são objeto de uma maior atenção por parte dos docentes, que estão a receber formação para o efeito.

Este projeto pedagógico aplica-se, sobretudo, no 1.º Ciclo e, segundo o Secretário Regional, “incide essencialmente nas disciplinas do Português e da Matemática, pois são as principais matérias estruturantes, que permitem gerir todos os conhecimentos que os alunos adquirem na escola”.

“O nosso problema do insucesso escolar é sobretudo um problema social”, frisou, sublinhando que a Região “possui um corpo docente estável, escolas bem equipadas e conselhos executivos que desempenham bem o seu trabalho”.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura referiu que “ainda não está estimado um prazo para a obtenção de resultado deste programa escolar”, mas frisou que todas as escolas definiram metas até ao final do ano letivo, no que diz respeito à “taxa de sucesso e aproveitamento dos alunos”.

As quatro escolas que aderiram inicialmente ao programa, a título experimental, já demonstraram alguns resultados positivos no desenvolvimento dos alunos com dificuldades, sendo esse “um bom sinal para o futuro”, salientou o Secretário Regional.

Se os resultados deste ano forem positivos, Luiz Fagundes Duarte garantiu que, no futuro, o Programa Fénix “será obrigatório em todas as escolas dos Açores”.


Anexos:
20130902-SRECC-ProgramaFormaçãoProfessoresMatemática.mp3

GaCS

Sem comentários: