O Secretário Regional da Saúde garantiu hoje “total confiança nas intervenções cirúrgicas no Hospital de Ponta Delgada”, apesar da diminuição do número de anestesiologistas, dado que a administração do hospital tem gerido a equipa de modo “a garantir a segurança exigida para a realização das operações”.
Luís Cabral, que falava em Ponta Delgada, à margem do XIII Congresso de Endocrinologia, salientou que existiam 17 anestesiologistas no quadro e agora apenas há 14, na sequência de reformas e de profissionais que deixaram o hospital.
Nesse sentido, têm sido “reduzidas algumas outras tarefas atribuídas aos anestesiologistas, de modo a dar prioridade à atividade do bloco operatório”.
A administração do hospital optou por diminuir os horários de outros serviços, como a medicina hiperbárica ou os exames complementares de diagnóstico, que habitualmente necessitam do apoio de anestesiologistas, de modo a dar prioridade à atividade do bloco operatório, pelo que “as pessoas que têm de fazer cirurgias podem estar totalmente tranquilas em termos de segurança”, assegurou Luís Cabral.
O Secretário Regional da Saúde anunciou ainda que há um concurso aberto para dois anestesiologistas, acrescentando que existem já pessoas interessadas em vir trabalhar para os Açores.
No que respeita às listas de espera para cirurgia, a opção, segundo Luís Cabral, não é criar programas de redução de listas de espera, mas sim “aumentar a produção diária, para que essas listas não só não aumentem, como comecem a diminuir”.
2013.10.22-SRS-Anesteseologistas.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário