terça-feira, 29 de outubro de 2013

Rede Hidrometeorológica dos Açores, hoje galardoada com o "Green Project Awards Portugal", será alargada a todo o arquipélago

O Diretor Regional do Ambiente anunciou hoje que o Governo dos Açores vai alargar, no próximo ano, a Rede Hidrometeorológica a todo o arquipélago, com a instalação de mais 40 estações hidrometeorológicas automáticas.
A Rede Hidrometeorológica dos Açores visa a monitorização do ciclo hidrológico na Região através de estações automáticas com teletransmissão de dados em tempo real e com disponibilização em plataforma on-line.
“Permite-nos, desta forma, dispor de mais e melhor informação para o planeamento e gestão eficaz dos recursos hídricos, além de ser um importante instrumento de auxílio ao ordenamento do território e ao planeamento civil de emergência”, afirmou Hernâni Jorge.
A atribuição do prémio "Green Project Awards Portugal", na categoria Information Technology, ao projeto da Rede Hidrometeorológica dos Açores, é, segundo o Diretor Regional do Ambiente, o reconhecimento da inovação e da “qualidade do trabalho que o Governo dos Açores desenvolve ao nível da gestão e do planeamento dos recursos naturais”.
Hernâni Jorge considerou ainda que a entrega deste galardão e de duas menções honrosas a projetos dos Açores, atribui projeção "nacional e internacional" ao trabalho que é realizado na região.
Os prémios foram hoje anunciados numa cerimónia realizada em Lisboa, durante um debate sobre o tema “Mobilizar Portugal para a Economia Verde”. 
Hernâni Jorge destacou que o projeto do Governo dos Açores, gerido pela Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ambiente, e cujo desenvolvimento envolveu as empresas Global EDA e David Sousa Mendes, concorreu com finalistas como a Galp Energia, ou seja, com “projetos de grande qualidade.” 
A categoria Information Technology premeia projetos, produtos ou serviços que representam soluções inovadoras ao nível das tecnologias de informação ou que constituam um contributo das tecnologias de informação para o desenvolvimento sustentável do país.

GaCS

Sem comentários: