O Secretário Regional da Saúde expressou hoje “o reconhecimento do Governo” pelo que as escolas superiores de Enfermagem de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada fizeram para criar “um quadro estável nos serviços de saúde, em todas as ilhas” dos Açores.
“Sem estas escolas, o Serviço Regional de Saúde não seria o que é hoje”, afirmou Luís Cabral, numa intervenção na sessão comemorativa do 40.º aniversário da fundação da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, acrescentando que, sem estas instituições de ensino, provavelmente, os hospitais e os centros de saúde ainda estariam à espera de quem decidisse tirar um curso noutra localidade ou da vinda de profissionais doutras partes do país.
“Felizmente, temos hoje mais enfermeiros por mil habitantes do que o conjunto do país, mas, principalmente, temos enfermeiros açorianos a estudar e trabalhar junto das suas famílias”, frisou o Secretário Regional.
Luís Cabral registou também o facto de a cerimónia se efetuar em conjunto com a autarquia, considerando que representa “o reconhecimento de que a escola de Enfermagem contribuiu, e muito, para o engrandecimento da cidade”.
“Uma cidade onde há vida académica é sempre uma cidade com mais alma”, salientou.
Na manhã de hoje, o Secretário Regional da Saúde esteve presente no rastreio da hipertensão e da diabetes realizado pelos alunos da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, com a colaboração da Unidade de Saúde da Ilha Terceira.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário