sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Avaliação do PISA vai ser alargada a mais escolas nos Açores, revela Luiz Fagundes Duarte

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura revelou hoje, em Ponta Delgada, que a avaliação dos alunos açorianos, no âmbito do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, na sigla inglesa), vai ser alargada a mais escolas e ilhas dos Açores.

Luiz Fagundes Duarte, que falava à margem de uma audição na Comissão dos Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa, afirmou que estabeleceu recentemente conversações com o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) tendo em vista o alargamento do universo da amostra regional naquela avaliação.

Esse alargamento não terá impacto nos resultados nacionais, uma vez que os dados regionais que serão recolhidos e tratados neste ano letivo são apenas para uso do Governo dos Açores, frisou o Secretário Regional.

“Os dados dos Açores no atual modelo do PISA representam dois por cento do universo estatístico tratado a nível nacional e assim se manterá”, afirmou, acrescentando que o que será feito na Região pelos técnicos do IAVE é o tratamento de dados relativos a mais escolas e ilhas, o que permitirá facultar a quem decide “informação mais afinada”.

Questionado sobre o processo de integração de docentes contratados, o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura garantiu que, até ao final do mês de janeiro, será implementada uma solução, de modo a satisfazer “as necessidades permanentes do sistema educativo”.


Anexos:
2014.01.24-SRECC-AvaliaçãoPISA.mp3
GaCS

Sem comentários: