quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Vítor Fraga anuncia criação do Gabinete de Apoio à Transferência de Tecnologia para as Empresas

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje, na Horta, que o Governo dos Açores vai lançar, já no início do segundo trimestre deste ano, o Gabinete de Apoio à Transferência de Tecnologia para as Empresas.

Vítor Fraga, que falava na Assembleia Legislativa, salientou que este gabinete, que será criado no âmbito da Agenda Digital e Tecnológica dos Açores (medida 20), será “um elemento facilitador” da transferência de tecnologia para as empresas, “possibilitando que elas tenham acesso à tecnologia que vai surgindo no mercado e adaptando-a à sua capacidade produtiva, no sentido de criar valor e de as tornar verdadeiramente competitivas”.

O Gabinete de Apoio à Transferência de Tecnologia para as Empresas, com um orçamento de 40 mil euros, será instalado numa primeira fase no Nonagon, em S. Miguel, e, posteriormente, quando estiverem reunidas condições, será também instalado no Parque Tecnológico da Ilha Terceira.

Segundo o Secretário Regional, “funcionará em parceria com os centros de investigação, nomeadamente com os da Universidade dos Açores”.

Na intervenção que proferiu no Parlamento açoriano, Vítor Fraga sublinhou ainda que nesta, como noutras áreas de atuação, a prioridade do Governo dos Açores passa por “criar condições" para que as empresas açorianas "sejam mais competitivas no mercado global e com isto consolidar os postos de trabalho existentes e contribuir ativamente para a criação de mais postos de trabalho”.

O Secretário Regional recordou que a Agenda Digital e Tecnológica tem como principais objetivos “fomentar o empreendedorismo, a competitividade das empresas, a manutenção e a criação de postos de trabalho", mas também "criar valor nos produtos" que são produzidos pelas empresas açorianas, numa “clara orientação com aquilo que são as políticas europeias nesta área e que a Região tem vindo a seguir”.

Vítor Fraga salientou que, nesta área tecnológica e com o objetivo de “ajudar as empresas açorianas a criarem valor e a poderem estar presentes num mercado global como é o mercado da Internet, ainda recentemente a GLOBALEDA tornou-se um parceiro da DNS.pt”, possibilitando assim às empresas açorianas vantagens competitivas em termos comerciais, na adesão ao domínio '.pt' e “possibilitando também o aconselhamento técnico, nomeadamente em áreas como a segurança, que são fundamentais para quem está envolvido neste negócio da Internet”.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: