O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores alertou que, de acordo com informação veiculada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, deverá ocorrer uma descida significativa da temperatura do ar no arquipélago dos Açores.
1. Na sequência da entrada de uma massa de ar polar, espera-se para 11 de janeiro, sábado, uma descida dos valores da temperatura do ar, com a temperatura mínima atingindo 5ºC em Santa Cruz das Flores e em Angra do Heroísmo e 7ºC na Horta e Ponta Delgada.
2. Prevê-se ainda um aumento da intensidade do vento com vento forte (50/65 km/h), com rajadas até 75 km/h, no Grupo Ocidental, e fresco a muito fresco (30/50 km/h), com rajadas até 70 km/h, nos Grupos Central e Oriental.
3. Considerando-se estarem reunidas as condições para que os valores da temperatura aparente sejam mais baixos do que os da temperatura real observada, foram calculados os valores do índice 'wind chill' para as altitudes que se consideram críticas:
Assim, para o período desde 11 de janeiro até ao final da manhã de 12 de janeiro, o índice 'wind chill' será:
Flores: a partir dos 150 metros de altitude, o índice é inferior aos 0ºC; a partir dos 750 metros de altitude, o índice de é inferior aos -10ºC.
Faial: a partir dos 200 metros de altitude, o índice é inferior aos 0ºC; a partir dos 900 metros de altitude o índice é inferior aos -10ºC.
Terceira: a partir dos 200 metros de altitude o índice é inferior aos 0ºC; a partir dos 1.000 metros de altitude, o índice é inferior aos -10ºC.
S. Miguel: a partir dos 300 metros de altitude, o índice é inferior aos 0ºC; a partir dos 1.050 metros de altitude, o índice é inferior aos -10ºC.
4. Prevê-se ainda que ocorram aguaceiros geralmente fracos, que poderão ser de neve ou granizo acima dos 400 metros de altitude no Grupo Ocidental, acima dos 600 metros de altitude no Grupo Central e acima dos 800 metros de altitude no Grupo Oriental.
5. Segundo as ultimas atualizações (20:33 TUC), está previsto um eventual evento severo de precipitação para o Grupo Oriental, durante a próxima madrugada (Aviso Amarelo de Precipitação até às 09:00TUC de 11 de janeiro).
O SRPCBA recomenda os comportamentos adequados a situações desta natureza, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção, nomeadamente:
Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.
Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas.
Não despejar lixo ou entulho nas ribeiras, nem as obstruir com troncos ou ramadas.
Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias.
Ter especial atenção ao resguardo de animais em altitude.
Evitar a permanência e as atividades de ar livre em altitudes superiores a 400 metros.
Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário