O Governo dos Açores lançou a concurso três empreitadas relativas à rede viária dos Açores, nas ilhas de São Miguel, Terceira e Pico, num investimento global superior a um milhão de euros.
Estas empreitadas, que integram a Carta Regional das Obras Públicas, surgem no âmbito dos investimentos previstos pelo Governo dos Açores para a conservação e manutenção da rede viária, em especial na componente da segurança rodoviária e dos sistemas de drenagem das vias.
Nesse sentido, estão a decorrer os concursos referentes à primeira fase da Empreitada de Reabilitação e Melhoramento do Ramal da ER N.º 1-2.ª, nos troços entre o entroncamento com a Rua do Arrabalde, em S. Sebastião, e o cruzamento com a Estrada de Santa Margarida, em Porto Martins, incluindo o Caminho da Vila, na ilha Terceira, à Empreitada de Construção de Muros de Suporte ao longo da ER N.º1-2.ª e à Construção de Passagem Hidráulica sobre a Ribeira da Areia – Prainha – ER n.º1-2ª, na ilha do Pico, e à Empreitada de Pavimentação de um troço da ER n.º 4-1.ª, na zona do Rossio da Cidade, na Freguesia de S. Vicente Ferreira, no concelho de Ponta Delgada, em São Miguel.
A empreitada a desenvolver na Terceira decorrerá na ER N.º 1-2.ª, no Caminho da Vila, em São Sebastião, numa extensão aproximada de cerca de dois quilómetros, visando o melhoramento do traçado em planimetria e altimetria, nomeadamente com o ordenamento da faixa de rodagem em largura constante e o reperfilamento em corte.
A construção de órgãos de drenagem superficiais longitudinais de recolha e encaminhamento das águas pluviais e a desobstrução e melhoramento dos existentes, bem como a colocação de guardas de segurança metálicas em zonas com mais de três metros de altura são outros objetivos desta empreitada, que representa um investimento de cerca de 522 mil euros e terá como prazo de execução150 dias a partir da data da consignação.
Por seu lado, a empreitada a desenvolver na Prainha, no Pico, consiste na execução de muros de contenção de taludes de escavação e muros de suporte em betão ciclópico para salvaguarda da plataforma da ER N.º1-2.ª, assim como a construção de um aqueduto do tipo ‘box culvert’ sobre a Ribeira da Areia e ainda significativos movimentos de terras.
A construção da nova faixa de rodagem sobre a Ribeira da Areia obrigará ao corte do trânsito na Estrada Regional, estando, no entanto, garantida a circulação com o recurso ao Caminho Municipal da Travessa do Mouro, que será também alvo de intervenção na fase final da obra, que tem um preço base de 475.600 euros, com um prazo de 210 dias após a sua consignação.
A empreitada no Rossio da Cidade, em São Vicente Ferreira, será intervencionada por forma a que seja efetuada previamente uma regularização do pavimento existente, para posterior aplicação das novas camadas betuminosas, incluindo também a execução da sinalização horizontal por aplicação de pintura termoplástica.
O prazo de execução desta obra será de 45 dias a partir da sua consignação, tendo um preço base de 185.600 euros.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário