Os Açores, através da Direção Regional da Cultura, associam-se à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra anualmente a 18 de abril, este ano subordinada ao tema “Lugares de Memória”.
Integrado nestas comemorações, o Museu Carlos Machado promove hoje, pelas 21h30, no Teatro Micaelense, a apresentação do documentário intitulado "Pão", da autoria de André Laranjinha, rodado e produzido este ano em S. Miguel.
Este documentário é uma coprodução Museu Carlos Machado/Alice’s House, na sequência dos documentários já anteriormente promovidos pelo museu sobre as romarias, os moínhos de água e a matança de porco.
No dia 16 de abril, das 10h30 às 12h30, nos Núcleos de Arte Sacra e de Santa Bárbara, em Ponta Delgada, decorrerá o ateliê pedagógico denominado “À procura de cereais no Museu”, destinado ao público dos 5 aos 12 anos.
Nesta oficina, que requer inscrição prévia, será realizada uma viagem pelas coleções do Museu Carlos Machado, em busca de referências ao pão e aos cereais, a que se seguirá uma conversa sobre a cultura do trigo e uma atividade surpresa.
O Museu de Angra do Heroísmo também se associa às comemorações, promovendo uma projeção comentada do "Documentário Terceirense", a 12 de abril, pelas 15h00.
Esta projeção, que decorrerá na Sala do Capítulo, enquadra-se no âmbito da atividade "Viajar pela Imagem", que integra o programa de dinamização da exposição "Património Mundial | do Mundo a Angra do Heroísmo".
O "Documentário Terceirense", realizado por António Luís Lourenço da Costa, em 1927, e apresentado pela primeira vez, nesse ano, em Angra do Heroísmo por iniciativa da empresa Foto-Cinema Açores, é apontado como sendo o primeiro filme açoriano e compreende um conjunto de quadros em que as imagens animadas procuram reter a vida da cidade, as suas figuras e as suas gentes, os seus hábitos e as suas pequenas histórias.
O Museu da Horta promoverá, por sua vez, uma visita guiada às suas coleções, seguida de um percurso pedonal pela zona histórica da cidade, com o objetivo de sensibilizar os mais novos para o património arquitetónico, as suas funcionalidades antigas e atuais, a sua vulnerabilidade e a necessidade da sua preservação.
Esta atividade, dirigida às crianças do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, em contexto de turma, tem uma duração aproximada de 90 minutos e pode ser agendada diretamente pelas escolas junto do museu, no horário mais conveniente para as turmas, nos dias 22, 23 e 24 de abril.
No dia 21, o Museu do Pico realizará, nas instalações do Museu do Vinho, uma iniciativa intitulada “Uma aventura no Museu do Vinho”, que se traduz num 'peddy paper' alusivo a várias vertentes da vitivinicultura, no qual participará uma turma do 8.º ano da Escola Básica e Secundária Cardeal Costa Nunes, da Madalena.
Por seu lado, o Museu da Graciosa promove, a 18 de abril, junto da Escola Básica e Secundária da Graciosa, a dinamização da exposição fotográfica intitulada “O Tabaco”, da autoria de Marcelo Borges.
Esta mostra estará patente nas instalações do Museu da Graciosa até 30 de abril.
A comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios visa sensibilizar os diferentes públicos para a diversidade e riqueza do património, bem como para a necessidade da sua proteção e preservação.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário