O Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, foi distinguido com o Prémio de Acessibilidade Social, atribuído pela Associação Acesso Cultural, pelo seu projeto de Museu Móvel.
O prémio foi entregue numa cerimónia realizada quarta-feira, em Lisboa, no Museu Benfica – Cosme Damião, distinguindo o facto de o projeto do Museu Carlos Machado promover a acessibilidade cultural.
O Prémio Acesso à Cultura 2015 pretende distinguir, divulgar e promover entidades privadas, públicas, cooperativas e associações, mas também projetos que melhorem a acessibilidade.
A Associação Acesso Cultural é uma organização sem fins lucrativos, que reúne profissionais da cultura e pessoas interessadas nas questões de acessibilidade e que tem, entre os seus principais objetivos, as questões relacionadas com a acessibilidade física, social e intelectual aos espaços culturais e à oferta cultural.
A atribuição anual deste prémio insere-se o âmbito da Semana Acesso à Cultura 2015, que assinala o segundo ano de atividade da associação e promove ações de debate e sensibilização para as questões fundamentais da acessibilidade da cultura a todos os cidadãos e da sua fruição sem obstáculos.
O Museu Carlos Machado é um museu de inclusão e de proximidade com os seus públicos, assumindo-se como "um lugar de todos, onde, para além da preservação do património, se expressa a identidade e fomenta a diversidade, congregando gerações e combatendo ativamente a exclusão de pessoas e culturas”.
Com o seu projeto de Museu Móvel, o Museu Carlos Machado leva a cultura e o património às comunidades de toda a ilha de São Miguel, procurando envolver todos nas questões de preservação da cultura e das tradições.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário