O Presidente do Governo dos Açores anunciou hoje a criação de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social em toda a Região, envolvendo diversas instituições e parceiros, para permitir a rentabilização das valências sociais existentes, servindo assim, cada vez melhor, os seus utentes.
“O objetivo desta rede é o de criar as condições para que, através da rentabilização de recursos, cada vez mais se evite a duplicação de respostas, através de um planeamento estratégico e concertado entre todos os intervenientes, com benefício para as instituições mas, sobretudo, para as pessoas que servem”, afirmou Vasco Cordeiro.
O Presidente do Governo falava, na ilha Terceira, na inauguração do Centro de Dia e de Convívio da Casa do Povo de Porto Judeu, com uma capacidade global para 80 utentes, num processo que permitiu ainda requalificar o Serviço de Apoio ao Domicílio, num investimento público de cerca de três milhões de euros.
Vasco Cordeiro salientou que, após a experiência-piloto que decorreu na freguesia de Arrifes, o Governo dos Açores pretende estender estes Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social a toda a Região, no sentido de rentabilizar, cada vez mais, as infraestruturas que já existem, assim como outras que venham a ser construídas.
“Com isso, pretende-se que, envolvendo várias diversas entidades e parceiros, seja possível articular as diversas valências que existem e, sobretudo, os diversos recursos que estão dirigidos a estas valências, de forma a que, fazendo o diagnóstico das necessidades, se possa ter as melhores respostas” para os utentes que delas necessitam, frisou.
Na ocasião, o Presidente do Governo salientou, por outro lado, que, no momento em que, ao nível do país, se discute tanto a intensidade dos apoios sociais, o Executivo Regional entende que “é este o caminho que deve seguir, gerindo os recursos para apoiar aqueles que já deram uma vida de trabalho, de esforço e de dedicação à Região nas várias áreas”.
“O caminho que temos trilhado, que tem permitido vários investimentos em todas as ilhas da nossa Região, é o que melhor permite conciliar as nossas possibilidades e os recursos com o apoio que se torna necessário dirigir àqueles que estão numa situação de maior fragilidade”, assegurou Vasco Cordeiro.
O Presidente do Governo apontou o exemplo da área da terceira idade, que, ao longo da última década, assistiu a um reforço de verbas em cerca de 35 por cento.
“Hoje, estamos a falar de um volume de financiamento dirigido apenas à componente dos apoios à terceira idade que ascende a cerca de 20 milhões de euros”, adiantou Vasco Cordeiro, para quem este é “um dever que o Governo assume como seu e que tem cumprido até ao limite dos seus recursos e das suas competências”.
Nesse sentido, o Presidente do Governo anunciou que está prevista a construção de mais cinco centros de dia nas ilhas do Faial, S. Miguel e Terceira, que representam um investimento de mais de seis milhões de euros e que vão permitir criar mais cerca de 120 vagas.
A este investimento acresce, entre outros, um conjunto de outros investimentos destinados aos Serviços de Apoio ao Domicilio nas ilhas do Corvo, Graciosa e Flores.
2015.06.21-PGR-InauguraçãoPortoJudeu.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário