O jardim do Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, e o Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo, estarão abertos ao público a partir de sexta-feira, 1 de abril, com horário alargado de verão, de terça-feira a domingo entre as 10h00 e as 17h00, incluindo feriados e tolerâncias de ponto, encerrando à segunda-feira.
O jardim do Palácio de Sant’Ana evidencia-se como um exemplo da arte paisagística do século XIX, marcado por um elevado nível de integridade histórica e cultural, ocupando um lugar de destaque na história dos jardins devido à integridade da identidade patrimonial e à qualidade paisagística apresentadas.
As estufas, a horta, o edifício das antigas cavalariças e os muros revestidos de azulejos são alguns dos elementos construídos entre a grande variedade de flores e cores, de árvores de grande porte e de espécies exóticas e subtropicais.
Na parte sul, existe um lago, um roseiral e vistosos canteiros que encaminham o visitante para a escadaria fronteira do Palácio em estilo neoclássico.
O Palácio de Sant’Ana e o jardim foram mandados construir na segunda metade do século XIX pelo Morgado José Jácome Correia, permanecendo na família até 1977, data da sua aquisição pela Presidência do Governo.
O Palácio dos Capitães Generais, um dos três palácios da Presidência, continua a ter um importante papel político e administrativo, sendo local de reunião do Conselho do Governo na ilha Terceira, além de acolher vários serviços da Vice-Presidência.
No século XVII, este edifício foi colégio dos Jesuítas e, a partir de 1766 e durante 64 anos, foi a residência dos Capitães Generais e depois dos Governadores Civis.
Os visitantes podem apreciar um acervo constituído por valiosas peças de escultura, mobiliário, pintura e cerâmica que testemunham a rica história deste antigo convento.
Individualmente ou em grupos organizados é possível fazer a marcação de uma visita guiada através do endereço de correio electrónico visitascapitaesgenerais@azores.gov.pt ou pelo telefone 295 402 300.
A Igreja de Santo Inácio de Loyola, conhecida por Igreja do Colégio, poderá fazer parte do circuito visitável.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário