domingo, 14 de junho de 2009

Associação para Promoção da Saúde nos Açores apela a vacinação gratuita


A Associação para a Promoção e Protecção da Saúde dos Açores apelou hoje às autoridades sanitárias regionais para que distribuam "gratuitamente" a vacina contra a gripe A, logo que esteja disponível, aos grupos considerados de risco.

"Para a obtenção das máximas taxas de cobertura vacinal apelamos, não apenas à disponibilização, mas à distribuição gratuita da vacina, logo que esteja disponível, refere a associação.

Esta posição surge na sequência da declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde e da consequente decisão da Secretaria Regional de Saúde de promover a vacinação dos grupos vulneráveis e de risco, logo que a vacina esteja disponível.

Nesse sentido, a associação salienta que são consideradas de alto risco, entre outras, as pessoas com mais de 65 anos, as que se encontra internadas por longos períodos em unidades de saúde, os sem-abrigo e todos os que sofrem de doenças crónicas cardíacas, renais, hepáticas, pulmonares ou neuromusculares, além de grávidas a partir do segundo trimestre de gravidez.

Por outro lado, considera que possuem risco acrescido de contrair a doença o pessoal dos serviços de saúde, os que vivem com pessoas de alto risco e os que prestam cuidados a essas pessoas.

A Associação para a Promoção e Protecção da Saúde dos Açores apela ainda a uma "postura inclusiva" das autoridades regionais para combater este problema, defendendo o envolvimento de especialistas em saúde pública em todas as ilhas do arquipélago, bem como dos responsáveis das instituições de saúde e das empresas.

"É imprescindível a articulação entre a Secretaria da Saúde e as necessidades das instituições e empresas", defende a associação, frisando que a aquisição de equipamentos de protecção individual deve ser feita pela tutela "atendendo às necessidades das empresas e instituições".


Sem comentários: