quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades


É um marco destacado, de entre as maiores solenidades nacionais, este «Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades», que se celebra a 10 de Junho, num espírito de vivência cívica e patriótica de todos os portugueses, onde quer que se encontrem, nas «cinco partidas do Mundo».

A Pátria – Mãe, que nos serviu de berço e da qual nos orgulhamos, tem nesta significativa data, em consonância com o Poeta Maior da portuguesa língua, a sua festividade, num amplo e universal amplexo, que encontra a sua resposta bem expressa na frase «Honrai a Pátria que a Pátria vos contempla».

Saudamos Portugal, com um sentido filial de orgulho, confiantes de que, pelo querer assumido de todos e numa efectiva participação; nesta hora difícil para o Mundo, sem dela nos excluirmos, confiantes de que, como noutros períodos hemos de saber tomar os caminhos da confiança e da esperança de prosseguirmos na construção de uma Pátria mais justa, mais solidária e mais fraterna!

Ao evocarmos Camões, personificação plena do português e do amor a Portugal, na universalidade de «Os Lusíadas», que nos orgulha, prestamos a nossa homenagem a quantas individualidades vão ser distinguidas nesta significativa data.

Sem comentários: