terça-feira, 23 de junho de 2009

Florianópolis vai ter Centro de Tradição Açoriana


Florianópolis, no estado brasileiro de Santa Catarina, vai dispor de um Centro de Tradição Açoriana, num «projecto inédito no Brasil» para valorizar e dar a conhecer os costumes, cultura e gastronomia dos Açores, foi hoje anunciado.

«Será um verdadeiro circuito onde o turista possa imaginar todo o desenvolvimento da cultura açoriana e traçar uma comparação entre as caracteristicas dos Açores e Florianópolis», disse o presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Gean Marques Loureiro.

O autarca, e o vereador Celso Sandrini, falavam aos jornalistas no final de uma audiência com o presidente do Governo Regional dos Açores, em Ponta Delgada, onde apresentaram o projecto de construção do centro.

Embora sem especificar a data concreta da inauguração da estrutura, Gean Marques Loureiro adiantou que o centro vai ficar implantado numa «área com mais de 200 mil metros quadrados, já doada pelo Governo do Estado de Santa Catarina».

«Vamos finalizar o projecto num amplo seminário para que possa ser inaugurado em breve para termos um centro que possa ser uma referência turístico e cultural da cidade de Florianópolis», sublinhou o autarca, evidenciando as múltiplas semelhanças arquitectónicas e populacionais entre os Açores e Florianópolis.

O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, sublinhou que a criação do centro permite «revigorar uma relação já antiga», entre o arquipélago açoriano e Santa Catarina, para onde milhares de açorianos emigraram.

«Vejo com muito agrado este projecto de registo e resgate da memória açoriana, com manifestações ainda hoje muito vivas em Florianópolis», frisou Carlos César, acrescentando que o Governo regional apoia a iniciativa.

Carlos César lembrou ainda o relacionamento entre os Açores e o Estado de Santa Catarina «corrente e diário», daí entender que o projecto «é importante para aproximar ambas as regiões, numa perspectiva de adequação das tradições à modernidade e ao que se vive hoje».


Sem comentários: