domingo, 20 de setembro de 2009

Cachalotes com grande fidelidade aos Açores


Esta espécie escolhe o arquipélago açoriano para a reunião familiar nos meses mais quentes do ano


Os cachalotes que visitam os Açores têm uma grande fidelidade ao arquipélago e integram uma organização social que anualmente escolhe esta zona do Atlântico para uma reunião familiar alargada durante a Primavera e Verão.


"É como se uma grande família alargada se reunisse anualmente nesta zona", afirmou Mónica Silva, do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, referindo uma das conclusões do estudo que será divulgado na próxima edição da revista científica Canadian Journal of Zoology. A investigação, liderada por Ana Pinela, incidiu sobre a genética populacional e a organização social do cachalote.


"Esta foi uma investigação inédita nos Açores, já que foi a primeira vez que se fez um trabalho com recurso a técnicas genéticas com este detalhe", salientou Mónica Silva à Agência Lusa. Foram descobertos novos aspectos da vida social dos cachalotes que visitam os Açores, uma área de acasalamento, reprodução e alimentação.


"Esta investigação demonstrou, por análise genética, que, durante o Verão, temos nos Açores vários grupos sociais que pertencem à mesma família", revelou Mónica Silva. As conclusões do estudo indicam que se reúnem nos Açores, "não só vários grupos aparentados, mas também várias famílias com ligações parentais entre si".


O estudo também revelou novidades ao nível do comportamento dos machos, apontando para um abandono do grupo mais tardio do que era conhecido.


"Este trabalho revelou que, nos Açores, os machos deixam o grupo apenas aos 16 ou 17 anos, o que é caso único no mundo", frisou Mónica Silva.


Fonte: DN

Sem comentários: