O desenvolvimento de um sistema de resposta rápida em caso de reactivação de um sistema vulcânico é o objectivo de uma missão oceanográfica em curso nos Açores, no quadro do projecto Exupéry, financiado pelo governo alemão.
A missão, que se prolonga até 21 de Setembro, decorre a bordo do navio de pesquisa oceanográfica «Meteor» e envolve o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG) da Universidade dos Açores e várias instituições de investigação alemãs.
O projecto Exupéry, financiado pelo Ministério Federal de Educação e Investigação da Alemanha e pela Fundação Alemã para a Investigação, visa o desenvolvimento experimental e teste de um sistema de resposta rápida a situações que envolvam uma possível reactivação de um sistema vulcânico.
Nessa perspectiva, a missão em curso está a estudar a estrutura da crosta oceânica da ilha de S. Miguel, através da execução de perfis sísmicos.
Para o efeito, os cientistas recorrem à microssismicidade induzida através de disparos efectuados com canhões de ar, controlados a bordo do navio.
A recolha dos dados sísmicos é realizada através de sismómetros existentes no fundo do oceano em volta de S. Miguel e de uma rede sismológica instalada na ilha.
Em simultâneo com esta missão oceanográfica, estão também a decorrer trabalhos de campo nas principais estruturas sismovulcânicas de S. Miguel.
Por outro lado, está também a ser realizado um levantamento batimétrico detalhado dos fundos oceânicos em volta desta ilha açoriana, estando previsto que o navio efectue depois idêntico levantamento na zona da Falha Glória, a nordeste da ilha de Santa Maria.
Fonte: Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário