quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Centro logístico agro-alimentar de Santa Maria confirma nova dinâmica de desenvolvimento rural



O Presidente do Governo Regional, no âmbito da visita estatutária a Santa Maria, visitou o local de implantação do Centro Logístico Agro-alimentar desta ilha. O projecto, hoje apresentado, constitui um investimento na ordem dos 2 milhões de euros, comparticipados a 70% pelo PRORURAL e criará 10 novos postos de trabalho durante o seu pleno funcionamento.

Consta de uma central horto-frutícola para preparar produtos da ilha, com destaque para a elaboração de 400 toneladas/ ano de meloa e 10 toneladas/ano de mel. Terá ainda uma unidade de processamento de compota e uma loja para venda de factores de produção e sedes para as duas entidades promotoras: a Cooperativa AgroMarienseCoop e a Associação Agrícola de Santa Maria.

O Presidente do Governo salientou a evolução do Plano Estratégico e Operacional referente à produção de meloa em Santa Maria. A área de cultivo duplicou nos últimos quatro anos e a produção quadruplicou, passando das 30 para as 120 toneladas. Para Carlos César, isso significa que “ há capacidade instalada e que pode progredir” acrescentando que “ a construção deste Centro Logístico Agro-alimentar coroa este processo de evolução da meloa, que é o produto âncora deste empreendimento e afirma esta produção como emblemática da ilha de Santa Maria”.

Ao apoiar este projecto, o Governo Regional pretende dar mais um passo em frente, sob o ponto de vista quantitativo e qualitativo, na produção da meloa mariense. Carlos César apelou aos agricultores para que aproveitem os mecanismos de apoio que chegam aos 70% para a divulgação e promoção de produtos e, no caso da meloa, até 90% dos custos de exportação.

Para Carlos César, “ o esforço do Governo é o de valorizar as produções locais, apelar à produção agrícola no âmbito do nosso modelo de desenvolvimento regional e, dentro da produção agrícola, a sua diversificação”. O Presidente do Governo garante que o seu executivo “está empenhado no sucesso deste projecto, na sua capacidade de criar novos estímulos à produção na ilha de Santa Maria e de confirmar e aprofundar novas dinâmicas de desenvolvimento rural nesta ilha que sejam também exemplares para outras onde devemos e podemos fazer esforços com qualidade e resultados idênticos”.

O Governo regional já aprovou a candidatura deste projecto. As obras deverão arrancar ainda este ano. Numa segunda fase, ainda em estudo, está prevista a criação de uma salsicharia/charcutaria artesanal para a elaboração de produtos típicos marienses a serem futuramente certificados.


Fonte: GaCS

Sem comentários: