No âmbito do programa de celebração da designação da Região Autónoma dos Açores como Região Europeia do ano em 2010, o Governo Regional promoveu um leque de actividades culturais, institucionais e políticas, com a preocupação de promover a Região fora das suas fronteiras, quer a nível internacional, quer no centro político da Europa que é Bruxelas. Por isso, foram já desenvolvidas várias acções naquela capital europeia.
O Secretário Regional da Presidência afirmou que com esta iniciativa se pretende trazer a Europa aos Açores com um vasto leque de actividades culturais, que vão da pintura à música, do cinema às artes plásticas, tendo sido neste contexto que surgiu a ideia de criar um ciclo de cinema de abrangência regional que tivesse a preocupação de incluir obras cinematográficas clássicas europeias que abrangessem as cinco décadas que decorreram desde a criação da então Comunidade Económica Europeia.
O Governo dos Açores, com esta iniciativa, ambiciona que se eleve o espírito europeu na Região e que os açorianos tenham acesso regular a cinema, principalmente em ilhas em que até se perdeu o hábito das exibições comerciais desta arte.
"É para essas ilhas, essencialmente, que se pretende voltar a incutir o espírito do gosto pelo cinema", afirmou o governante.
Foram estas as declarações proferidas por André Bradford no âmbito da mesa redonda sobre cinema europeu, que se realizou no Teatro Faialense, com a presença de três especialistas críticos cinematográficos de âmbito nacional que colaboraram com a iniciativa do Governo da Região Autónoma dos Açores.
GaCS/FA/LC
Sem comentários:
Enviar um comentário