domingo, 9 de janeiro de 2011

Cooperação entre o Governo e a Universidade é decisiva para o desenvolvimento




A cooperação institucional entre o Governo Regional e a Universidade dos Açores tem sido decisiva para o desenvolvimento do arquipélago e deve mesmo “ser reforçada”.

A afirmação é da secretária regional da Educação e Formação, que falava aos jornalistas, em Angra do Heroísmo, no final da sessão solene comemorativa do 35º aniversário da Universidade dos Açores, acto em que participou em representação do Presidente do Governo, Carlos César.

Lina Mendes sublinhou que as especificidades e características da Região requerem respostas adequadas, acrescentando que é nesse âmbito que o Governo dos Açores apoia financeiramente a instituição universitária “e recorre ao seu saber” sempre que necessário, para o incremento de políticas potenciadoras de “sucesso e desenvolvimento” do arquipélago.

Segundo explicou, o apoio do Governo açoriano dirige-se às infra-estruturas e à investigação da instituição, nomeadamente a construção de “novas e modernas infra-estruturas”, como são os caso dos campus da Horta e Angra do Heroísmo, o reequipamento e funcionamento dos centros de investigação e unidades de I&D, o desenvolvimento de projectos de investigação científica e formação avançada.

Lina Mendes congratulou-se por o Reitor da Universidade dos Açores, Avelino Meneses, no discurso que acabara de proferir, ter mostrado sintonia com a posição do Governo quanto à importância e objectivos da colaboração institucional neste campo e pelo apelo ao fomento do empreendedorismo, uma área em que a Universidade também desempenha papel importante.

A cerimónia solene contou, para além de intervenções do Reitor e do Presidente da Associação Académica, e de apontamentos musicais, com uma oração de sapiência intitulada “O Valor Estratégico dos Açores”, a cargo do professor do Departamento de Ciências Agrárias, sediado em Angra do Heroísmo, Paulo de Sousa Fialho.



GaCS/FA

Sem comentários: