O Presidente do Governo dos Açores revelou ao princípio da tarde de hoje que está “em fase adiantada o projecto destinado à construção de um entreposto de frio que ficará localizado na freguesia de Santa Clara, ilha de S. Miguel.”
Carlos César, que falava após uma audiência que concedeu à Direcção da Federação das Pescas dos Açores, sublinhou que tal infra-estrutura reforçará a rede de frio instalada na região, a qual, de resto, foi objecto de análise neste encontro.
A necessidade de também reforçar a disponibilidade de equipamentos de gelo em várias ilhas foi, a propósito, abordada pelos representantes do sector da pesca, tendo o governante assegurado que o Governo irá verificar como poderá acomodar esse aprovisionamento no âmbito do orçamento disponível.
O Presidente do Governo – realçando que a excepcional safra do atum registada este ano revelou algumas fragilidades em matéria de frio em alguns portos de pesca – afirmou que, para além do já referido projecto para o entreposto em Santa Clara, estão em curso iniciativas nesse âmbito, designadamente no porto de Vila Franca do Campo.
Frisando que a actuação do Governo no sector piscatório tem como referencial a existência de uma parceria consolidada com a Federação das Pescas e com as associações, assegurou que há, por isso, por parte do executivo, um especial empenho no apoio às associações de pescadores das diversas ilhas.
“Estamos também empenhados, a nível da comercialização, na área das pescas, pelo que convocaremos também a uma maior participação das associações no âmbito da empresas Espada Pescas, que é detida por capitais públicos.”
GaCS/CT
Sem comentários:
Enviar um comentário