O Governo dos Açores vai investir, em 2011, mais de três milhões de euros na construção de caminhos agrícolas, abastecimento de água e electricidade às explorações agrícolas, na zona Sul do Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) da zona central da ilha de São Miguel.
A revelação foi feita pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas, durante a cerimónia de assinatura da consignação da empreitada de beneficiação do caminho agrícola do Sanguinhal, na freguesia da Ribeira Seca, em Vila Franca do Campo, num investimento público superior a 700 mil euros.
No mesmo POA, mas na zona Norte, que abrange o concelho da Ribeira Grande, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas está também a realizar investimentos superiores a 2,5 milhões de euros em infra-estruturas agrícolas.
Na altura, Noé Rodrigues destacou a importância destes investimentos para “a melhoria da qualidade do trabalho dos produtores regionais, o aumento da qualidade dos produtos agrícolas e o consequente reforço do rendimento dos empresários do sector”, ao mesmo tempo que recordou que todas as obras que se encontram em andamento “foram adjudicadas a empresas açorianas”.
O governante falou ainda da importância da colaboração entre o Governo Regional, as autarquias e as organizações representativas dos produtores, no sentido de serem encontradas as melhores soluções para as suas necessidades dos agricultores regionais.
O caminho agrícola do Sanguinhal, com uma extensão global de 9,5 quilómetros, localiza-se nas freguesias da Ribeira Seca e Ponta Garça, ligando a estrada regional ao caminho rural do Monte Escuro.
O troço a beneficiar, com a realização desta empreitada, possui uma extensão de 2,5 quilómetros, vai beneficiar cerca de 300 hectares de pastagem e servir directamente 15 explorações agrícolas, com 55 parcelas confinantes.
GaCS/MS
Sem comentários:
Enviar um comentário