terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Governo apresenta plano de acções de animação turística na Terceira



O Governo dos Açores vai apoiar, durante o ano 2011, um conjunto de iniciativas destinadas a estimular o sector do turísmo na ilha Terceira e a aumentar o fluxo de turistas para aquela ilha, disse hoje, em Angra do Heroísmo, o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro.

O governante, que falava aos jornalistas no final de um encontro com empresários do sector do Turismo naquela ilha, destacou “um conjunto de medidas específicas que serão desenvolvidas no que se refere a produtos turisticos em concreto, como é o caso do Golfe, nomeadamente com eventos que o ano passado não se realizaram nesta ilha, mas que se vão realizar este ano, nomeadamente a realização de algumas competições relacionadas com esta modalidade”.

Na área dos desportos náuticos “a intenção que o Governo é a de criar condições para que este possa ser também um produto turistico mais associado à ilha Terceira”, estando prevista a realização, em 2011, de duas competições, uma delas internacional, em bodyboard, e que serão apoiadas exactamente com o objectivo de reforçar a componente deste produto”.

Vasco Cordeiro salientou, ainda, a necessidade “de conseguirmos identificar, cada vez mais, determinados produtos com a ilha, uma vez que esse trabalho irá facilitar a estratégia de promoção a desenvolver”.

O Secretário Regional da Economia manifestou-se, por isso, convicto de que com este conjunto de acções, “será possível ultrapassar os desafios com que nos confrontamos, no sentido de conseguir uma maior captação de fluxos turísticos para a ilha Terceira”, por exemplo, através “de uma maior rentabilização das ligações directas com Madrid e Amesterdão, bem como através de uma aposta nas ligações com o continente português de forma que permita captar, por exemplo, o mercado do norte de Espanha”.

Assim, disse o Secretário Regional da Economia, “para a ilha Terceira, na área das acessibilidades, existem duas ligações directas, uma com a Holanda, outra com Espanha, sendo que uma delas foi ligeiramente reforçada”. “Estas são ligações que já existiam pelo que nesse âmbito, o nosso desafio é saber como as podemos rentabilizar mais, ou seja criar as condições para que um maior número de turistas visite a Terceira”.

O encontro, que decorreu no Centro de Cultura e Congressos de Angra do Heroísmo serviu igualmente para proceder a um balanço do ano turístico de 2010. O Secretário Regional da Economia considerou que a reunião foi “extremamente importante e especialmente frutuosa”, já que permitiu “recolher as propostas e as reflexões apresentadas pelos empresários do sector”.



GaCS/NM

Sem comentários: