quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Conferência na BPARAH "Os Açores na convergência das rotas mundiais c.1600" Doutor Angelo Cattaneo


OCEANO DE HISTÓRIAS
Novos Caminhos da História do Atlântico Ciclo de Conferências na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo em parceria com o Centro de História de Além-Mar

Conferência:
Os Açores na convergência das rotas mundiais c.1600 Doutor Angelo Cattaneo Investigador do Centro de História de Além-Mar
Dia 21 de Janeiro 18h00
Palácio Bettencourt Sala de Reservados

Terá lugar no próximo dia 21 de Janeiro (6ª feira), pelas 18h00, na Sala de Reservados do Palácio Bettencourt, mais uma das conferências que a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo tem vindo a realizar em parceria com o Centro de História de Além-Mar (CHAM), integrada no Ciclo de conferências OCEANO DE HISTÓRIAS Novos Caminhos da História do Atlântico.
O ciclo de conferências Oceano de Histórias: novos caminhos da história do Atlântico visa ilustrar alguns dos rumos atuais da historiografia, buscando divulgar uma nova perspectiva sobre a história do atlântico português e, em particular, do papel das ilhas nos Açores nas configurações geo-estratégicas mundiais.
A conferência
Em causa está colocar em relevância o protagonismo do arquipélago açoriano, entendido tanto enquanto eixo fundamental de interceção de rotas marítimas, plataforma de receção de ideias sociais e artísticas e, simultaneamente, centro produtor de uma cultura material de contornos originais. A conferência visa analisar e discutir um corpus cartográfico manuscrito do arquipélago açoriano verdadeiramente notável que se encontra hoje maioritariamente concentrado em Florença, presentemente à guarda da Biblioteca Nazionale Centrale de Florença (BNCF), nomeadamente um núcleo de seis cartas manuscritas em grande escala das ilhas açorianas e um mapa do Atlântico, datados de 1587, da autoria do cartógrafo portugues Luís Teixeira.
Este facto, por si só, remete para uma das questões centrais que se visa aprofundar: o interesse da Corte dos Médicis pela cartografia portuguesa com a representação dos Açores, revelando precisamente a importância de que o arquipélago se revestia na Europa de então, e muito concretamente num dos seus centros culturais, intelectuais e económicos mais activos.
A centralidade açoriana surge deste modo refletida no colecionismo científico e artístico dos Médicis, que no contexto europeu de então constituía-se como um caso absolutamente excecional.
O conferencista
Angelo Cattaneo é doutorado em História pelo European University Institute de Florença. A sua área de investigação incide no estudo dos canais de comunicação da informação científica a nível global, como parte da circulação mundial do conhecimento, das tecnologias e da cultura material entre os séculos XV e XVIII, em particular no contexto da presença portuguesa no Atlântico, na África e na Ásia.

Dentro deste amplo campo de investigação, está particularmente interessado nas áreas da cartografia, cosmografia e literatura de viagens, dando especial destaque às redes globais de conhecimento.

Publicou recentemente dois livros Mappa Mundi 1457 (Roma: Istituto dell’Enciclopedia Italiana, 2008) e Fra Mauro’s Mappa mundi and Fifteenth-Century Venice (Turnhaut: Brepols, 2011), bem como, cerca de três dezenas de artigos em revistas internacionais. É também co-editor do volume The Making of European Cartography (Florence, 2003) e do número monográfico Humanisme et découvertes géographiques (Médiévales 58, 2010).

Sem comentários: