sábado, 8 de janeiro de 2011

Governo elogia acção da Associação de Socorros Mútuos



O Secretário Regional da Saúde elogiou hoje a Associação de Socorros Mútuos de Ponta Delgada pela acção que desenvolve em várias vertentes.

No discurso proferido na inauguração do novo centro médico, farmácia e parafarmácia, integrada nas comemorações do 144.º aniversário da instituição, cerimónia a que presidiu em representação do Presidente do Governo, Miguel Correia disse que esta instituição é exemplo de que ainda é possível o envolvimento das pessoas em actividades de carácter solidário.

Sublinhou, por outro lado, a convergência das políticas de saúde do Governo com a acção da Associação de Socorros Mútuos. Apontou como exemplo o projecto de consolidação de rede de cuidados domiciliários que vai agora avançar em Ponta Delgada e o Compamid, Complemento para a Aquisição de Medicamentos pelos Idosos que, em 2010, apoiou cerca de 12 mil pessoas, num valor de 2,4 milhões de euros. Ou seja, disse Miguel Correia, nos Açores, os medicamentos para os idosos carenciados foram mais baratos, num total de 2,4 milhões de euros, do que na Madeira ou de que no continente.

Referiu, também, que o governo está fortemente empenhado em implementar, este ano, a unidose, que vai de encontro às necessidades das populações, em particular dos mais carenciadas, uma vez que lhes permite adquirir apenas os medicamentos que necessitam. É também intenção do governo consolidar, no corrente ano, os Bancos de Medicamentos em toda a Região, que se integram no mesmo princípio de solidariedade.

O Secretário da Saúde lembrou que o mutualismo nasceu e se solidificou tendo como alicerce a solidariedade, a democraticidade e a igualdade, valores semelhantes aos que estiveram na base da fundação do Serviço Regional de Saúde, designadamente a solidariedade, a gratuitidade e a universalidade e, por isso, disse, “é fundamental salvaguardar este bem precioso que é a saúde”, não só no presente como para as próximas gerações.

Assim se justifica o permanente desafio de garantir a sua sustentabilidade e se fundamentam as medidas de contenção de custos que têm sido implementadas.

Referindo-se de novo à Associação de Socorros Mútuos de Ponta Delgada, hoje em festa, disse que é uma instituição que soube atravessar os tempos e adaptar-se às necessidades.

Hoje disponibiliza consultas de várias especialidades, com descontos para os sócios e familiares e apoia a aquisição de medicamentos.

A obra agora inaugurada é prova de que, mesmo em tempo de crise, é possível olhar em frente, com total autonomia, e proporcionar melhores condições aos seus associados.



GaCS/RC

Sem comentários: