quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Governo pede rigor na gestão das empresas para garantir rendimentos na agricultura



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas reuniu, esta quarta-feira, com a direcção da Associação Agrícola de São Miguel, num encontro que serviu para fazer um balanço do ano agrícola de 2010 e para perspectivar uma boa execução orçamental e do Plano para 2011 tal como já aconteceu no ano que findou.

O objectivo passa por agilizar os mecanismos e iniciativas para, na evolução dos mercados, poder acompanhar e contribuir para a melhoria da agricultura açoriana.

No encontro foi feito um balanço da evolução dos mercados do leite e da carne sendo que, segundo o governante, “o que se tem verificado é que tem havido uma evolução muito positiva em termos de alta de preços das matérias-primas e também o preço do leite tem subido em todos os mercados mundiais o que significa que deverá haver ajustamentos durante este ano para acompanhar toda esta evolução”.

Segundo Noé Rodrigues, esta análise será repetida com auscultação a todos os parceiros do sector das várias ilhas, existindo já reuniões marcadas, “no sentido de se perceberem as situações em que cada um se encontra e de se proceder com harmonia e serenidade à evolução dos preços, tendo como preocupação fundamental o equilíbrio de todos os agentes do sector”.

O Governo dos Açores vai ainda apresentar, em 2011, uma iniciativa que consta do Plano e que prevê a existência de um apoio às empresas do sector da comercialização de produtos agrícolas, nomeadamente dos factores de produção.

Sobre este apoio, Noé Rodrigues fez questão de sublinhar que a iniciativa “não servirá para branquear responsabilidades de gestão das empresas, sejam elas cooperativas ou privadas, uma vez que todos devem assumir as suas responsabilidades”.

“Estamos numa fase em que o rendimento dos agricultores e das empresas agrícolas depende da eficiência e do rigor com que a gestão é feita”, reforçou o governante.



GaCS/MS

Sem comentários: