segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Observatório de Juventude dos Açores deu hoje primeiro passo



Decorreu ao final desta manhã, no Laboratório Regional de Engenharia Civil, a assinatura de protocolo entre o Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, com a Universidade dos Açores para a implementação do Observatório de Juventude dos Açores.

O Observatório da Juventude dos Açores é uma unidade informal, criada no âmbito da Direcção Regional da Juventude, que visa constituir um suporte a uma gestão das políticas públicas da juventude. Esta unidade tem como objectivos reunir, tratar e difundir a informação disponível sobre a problemática geral da juventude; desenvolver estudos em colaboração com instituições científicas e académicas competentes na matéria para fundamentar, orientar e melhorar as políticas públicas sobre a Juventude; editar publicações resultantes da actividade do Observatório de Juventude dos Açores; promover seminários, colóquios e debates sobre fenómenos associados à juventude e assegurar a ligação do Observatório com outras instituições congéneres nacionais e estrangeiras. “É nesta lógica de fazer mais e melhor que nos propusemos criar o Observatório da Juventude dos Açores, seguindo as mais recentes tendências europeias, como por exemplo o Observatório de Juventude da Catalunha”, disse Bruno Pacheco durante a apresentação deste projecto.

A coordenação do Observatório de Juventude dos Açores é assegurada pelo Director Regional da Juventude, existindo locação de recursos humanos da própria Direcção Regional e do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores a este projecto.

O principal parceiro no desenvolvimento de investigações é a Universidade dos Açores, não obstante a possibilidade de se estabeleceram parcerias com outras instituições para a elaboração de estudos específicos. Nomeadamente, outras entidades do ensino superior, associações juvenis, entre outras. Segundo o Director Regional da Juventude, “a criação deste mecanismo poderia ter sido feita apenas com os recursos da administração pública. Contudo, por se tratar de um observatório que vai tratar matérias transversais, desde o emprego à habitação, passando pelo empreendedorismo, entendemos que deveríamos ter um parceiro que nos dotasse de competências específicas e que permita atingir, com maior celeridade, os propósitos agora divulgados”.

É pretensão do Observatório da Juventude, como já se referiu, implementar uma dinâmica de produção de estudos sobre as diferentes dimensões da realidade da juventude açoriana, através da consolidação de trabalhos já iniciados, ou pelo lançamento de novas áreas de investigação.

“Desde o início desta legislatura que está prevista a criação do Observatório da Juventude dos Açores, com esta assinatura deu-se o primeiro passo”, afirmou o Director Regional da Juventude.

Para finalizar, Bruno Pacheco comunicou que será criado um microsite específico para o Observatório da Juventude dos Açores onde serão disponibilizados on-line todos os estudos e projectos de investigação concluídos.



GaCS/DRJ

Sem comentários: