A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos autorizou a abertura de procedimento para o lançamento do concurso público internacional para a aquisição de um veículo eléctrico pesado de passageiros.
De acordo com o departamento governamental, a introdução deste veículo eléctrico no serviço de transporte colectivo de passageiros é de grande importância para a avaliação e monitorização do desempenho deste tipo de veículo no arquipélago, constituindo um importante indicador na definição das estratégias no âmbito da política de transportes terrestres e eficiência energética.
O pressuposto principal do modelo a implementar assenta numa utilização racional da energia, com recurso a energia eléctrica, consumida em horas de “vazio”, energia geotérmica e/ou outras fontes de energias renováveis, que implicará uma redução da factura energética, por um lado, e a redução de emissão de gases para a atmosfera, por outro.
A aquisição do mini-bus eléctrico visava materializar na Região Autónoma dos Açores a implementação do projecto HIBRIMAC, aprovado e comparticipado pela União Europeia no âmbito do Programa INTERREG IIIB, que comparticipará com cerca de 200 mil euros a aquisição do veículo.
O valor máximo da aquisição do mini-bus, através de concurso público internacional, está orçado em 350 mil euros.
Entre as características específicas previstas no concurso público, o mini-autocarro eléctrico terá uma rampa ou elevador automatizado para permitir a entrada de cadeiras de rodas; um local reservado a passageiros com mobilidade reduzida e a utilizador de cadeira de rodas; e uma lotação não inferior a 13 lugares, nem superior a 22 lugares sentados.
GaCS/VS
Sem comentários:
Enviar um comentário