sexta-feira, 1 de julho de 2011

ERSARA finaliza a acção de inspecção à Câmara Municipal de Vila Franca do Campo





Terminou ontem, a acção de fiscalização prevista para o concelho de Vila Franca do Campo, concelho da ilha de São Miguel.


Esta acção que decorreu durante dois dias, e que foi realizada pela ERSARA – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores, encontra-se integrada no âmbito das funções de autoridade competente para a qualidade da água nos Açores da ERSARA, sendo uma acção que é desenvolvida anualmente, podendo ocorrer acções de fiscalização extraordinárias.
O concelho de Vila Franca do Campo, é um caso de referência quanto ao trabalho desenvolvido na melhoria da qualidade da água distribuída às populações. Tendo durante alguns anos sido uma referência a nível nacional, mas pelos maus resultados em matéria de qualidade da água, como espelham os resultados de 2004, em que apenas 86 % da água, possui boa qualidade para consumo, esta foi uma tendência revertida ao longo dos últimos anos, tendo mesmo em 2010, atingido um valor de distribuição de água de boa qualidade na ordem dos 98%.
Este facto, foi inclusive realçado pelo presidente do Conselho de Administração da ERSARA, tendo afirmado que “o concelho da Vila Franca do Campo, constitui-se hoje como um caso de sucesso na recuperação da qualidade da água distribuída à população, possuindo ao contrário do passado uma das melhores águas dos Açores, o que é sem dúvida um garante de qualidade para a sua população”.
Ainda no final da visita, o presidente do Conselho de Administração da ERSARA, aproveitou para felicitar a edilidade camarária e técnicos da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, afirmando “ é visível o esforço que foi depositado por toda a Câmara Municipal na melhoria da água distribuída, mas também nos processos de tratamento implementados e manutenção de reservatórios e redes de distribuição, pelo que estes resultados agora conhecidos, são fruto desse mesmo esforço”.
A ERSARA – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores, tem desenvolvido durante a sua criação a uma série de acções de acompanhamento sobre as entidades reguladas, nomeadamente em matéria de qualidade da água para abastecimento público, vindo estes resultados ao encontro do esforço feito por esta entidade na sensibilização para a melhoria da qualidade da água distribuída.
Os dados agora conhecidos, são fruto da observação de 520 análises realizadas em laboratório acreditado, e que constam do Plano de Controlo de Qualidade da Água, apresentado pela autarquia e aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores.


GaCS/SRAM

Sem comentários: