O Secretário Regional da Agricultura e Florestas assegurou hoje, na Assembleia Legislativa, que os Açores têm porventura a melhor agricultura de Portugal.
“Se nós olharmos para todos os indicadores que caracterizam a nossa agricultura, nós temos uma das melhores – ou mesmo a melhor – agricultura do País”, disse Noé Rodrigues.
Segundo defendeu o governante, se hoje é moderno dizer-se que “devemos voltar à agricultura, talvez fosse ainda mais consistente dizer-se “olhem para os Açores para ver como se faz agricultura”.
Noé Rodrigues que “não há uma evolução, seja ela qual for, que seja totalmente isenta de erros”, mas sublinhou que, globalmente, “a agricultura açoriana nos últimos anos tem evoluído de forma significativamente favorável”.
Para o Secretário da Agricultura e Florestas, é igualmente “preciso dizer, com toda a frontalidade, que nós temos dos melhores agricultores do país. Não podemos estar sempre a denegrir aquilo que os agricultores fazem. Eles fazem muito pela nossa Região. Eles têm tido uma evolução muito favorável. Eles têm aproveitado bem os incentivos e os apoios que lhes são dados”.
O governante defendeu também que a manutenção, nos Açores, do pagamento de subsídios ligado à produção – ao contrário do que sucedeu no continente e nalguns países europeus – “foi fundamental para se continuar a ter uma Região produtiva e laboriosa como é a nossa”.
Segundo referiu, o investimento que o sector tem recebido nos últimos anos “tirou o sector da miséria em que ele se encontrava há alguns anos atrás”, ainda que o Governo reconheça que “não vivemos num mundo de facilidades na agricultura”.
“Agora, vir dizer-se que o Governo não tem dado atenção ao sector e que nós não temos uma boa agricultura, é de certeza de quem não anda neste mundo”, rematou Noé Rodrigues.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário