quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Governo cria site para facilitar a contratação de profissionais de qualidade na Região


A partir de hoje, o Governo dos Açores disponibiliza uma bolsa regional de profissionais certificados, denominada CERTIFICAR, a qual poderá ser acedida através do endereço electrónico: www.certificar.azores.gov.pt.

A iniciativa foi hoje apresentada, em Ponta Delgada, pelo Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, e visa a divulgação de profissionais qualificados entre as empresas na Região.

Segundo Rui Bettencourt, o novo sítio da Internet, disponível no portal do Governo dos Açores, já conta com 7.837 registos e funciona como “uma rede social de profissionais credenciados”, onde é possível aceder a um vasto leque de informação, desde perfis, certificações obtidas, Curriculum Vitae, contactos, dispositivos de alerta até anúncios de procura de profissionais qualificados.

Com esta medida, o executivo açoriano pretende “pôr em contacto os diferentes profissionais certificados, que estejam ou não a trabalhar e que pretendam mudar de emprego ou encontrar um novo emprego, em empresas regionais”, realçou.

Trata-se de uma iniciativa “ inédita, prevista no Plano Regional de Emprego para 2010 – 2015, única em Portugal, e que pretende flexibilizar a contratação de profissionais, melhorando o contacto entre os profissionais certificados e as empresas”, explicou o Director Regional, sublinhando que a nova ferramenta vem assim “complementar as medidas estruturais e conjunturais do Plano Regional de Emprego”, bem como, “reforçar um conjunto de medidas com vista a melhorar o funcionamento do mercado de trabalho”.

“Um dos factores que impede que a contratação de bons profissionais nos Açores seja mais flexível e eficiente prende-se com o facto de muitas empresas não saberem onde estão os bons profissionais e estes últimos não saberem onde se encontram as empresas que recrutam”, revelou Rui Bettencourt, adiantando que existem, na Região, cerca de 20 mil profissionais certificados, nas mais variadas áreas de actividade económica, estando previsto abranger, até Abril do próximo ano, a maioria destes profissionais, através do sistema Certificar.

Para o Director Regional, a nova plataforma electrónica traz vantagens para os profissionais, independentemente de serem trabalhadores ou de estarem desempregados, uma vez que permite a divulgação do seu perfil profissional junto do público em geral ou então apenas junto das entidades, tendo como finalidade aumentar a visibilidade do profissional no mercado de trabalho.

Outras das mais-valias apontadas por Rui Bettencourt consistem na possibilidade de se efectuar pesquisas de anúncios de procura de profissionais, divulgados pelas entidades, subscrição de notificações por e-mail dos novos anúncios de procura de profissionais, e de interesse para os mesmos e a actualização da informação profissional junto da Direcção Regional.

Já as empresas, explicou o Director Regional, podem com este sistema pesquisar por profissionais certificados e aceder aos seus perfis, subscrever notificações por e-mail de novos profissionais certificados, de interesse para a entidade, divulgar anúncios de procura de profissionais e receber manifestações de interesse por parte destes últimos, obter mais informação nos perfis profissionais e ainda ter acesso a funcionalidades avançadas e únicas.

Este sítio da Internet do Governo dos Açores alojará também, no futuro, outras funcionalidades directamente relacionadas com a formação profissional na Região.

A nova ferramenta foi criada e concebida por profissionais açorianos.


GaCS

Sem comentários: