terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Governo apoia três dezenas de empresas a promover produtos regionais no SISAB 2012


O Governo dos Açores, através das secretarias regionais da Economia e da Agricultura e Florestas, vai apoiar a participação de mais de três dezenas de empresas na edição 2012 do Salão Internacional do Vinho, do Pescado e do Agro-Alimentar (SISAB), o maior evento mundial de promoção dos produtos nacionais, que decorre no final deste mês em Lisboa.



Segundo o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, que presidiu hoje, em Ponta Delgada, à assinatura de um protocolo de colaboração que formaliza o apoio às empresas regionais para a participação neste evento, “trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo reforçar cada vez mais a capacidade exportadora da nossa economia criando condições para que as empresas possam estar presentes em circuitos de comercialização”.


Vasco Cordeiro salientou, deste modo, que o SISAB tem vindo a “registar uma aceitação crescente da parte dos empresários regionais”, o que significa que existe “um efetivo aproveitamento deste evento pelo empresariado regional”. “Esperamos, por isso, que essa participação continue a crescer porque esta capacidade de ir à luta e de fazer valer a qualidade da nossa produção é um objetivo fundamental para Governo dos Açores”, acrescentou.


Para o Secretário Regional da Economia este apoio “não se trata apenas de um protocolo financeiro, mas sim de mais uma pedra na construção de um edifício e de uma estratégia para seguir o reforço da capacidade exportadora das nossas empresas”. Ou seja, assegurou, “não falamos de um ato isolado, ele não surge apenas por existir uma confluência de interesses, é mais um passo, mais uma medida numa estratégia global e devidamente articulada de reforço da nossa capacidade exportadora”.


Para Vasco Cordeiro, o apoio dado à participação no SISAB “não esgota as medidas do Governo dos Açores ao reforço da capacidade exportadora regional”. Existem outros, “desde o sistema de apoio à promoção de produtos no exterior, que apoia uma larga percentagem do custo de transporte e de aquisição de embalagens, entre outros fatores, e que este ano tem um aumento muito significativo das verbas que são disponibilizadas, mas também no SIDER que na sua recente alteração elege a componente de reforço da capacidade exportadora como um elemento fundamental para a valorização dos projetos que sejam apresentados”, acrescentou.


O Secretário Regional da Economia manifestou-se ainda “confiante na capacidade das empresas para aproveitar estas oportunidades pelo que o compromisso do Governo é o de manter o apoio a estas iniciativas e de as reforçar” para que “as empresas açorianas possam assumir-se num âmbito mais alargado como empresas competitivas e que possam vender os seus produtos”.


O protocolo hoje assinado, no valor de cerca de 12º mil euros, prevê a disponibilização de espaços para exposição de produtos e de espaços para as empresas açorianas estabelecerem contactos comerciais, inscrição, alojamento e a realização de um jantar, totalmente confecionado com produtos açorianos no dia da abertura do SISAB.



GaCS

Sem comentários: