O investimento público na reabilitação e manutenção da cultura tradicional da vinha do Pico ultrapassou meio milhão de euros em 2012, abrangendo 139 hectares em produção.
“Desde o começo dos apoios foram reabilitados 51 hectares de vinha em currais, o que se traduz num balanço bastante positivo da aplicação das medidas”, disse hoje o Diretor Regional do Ambiente, Hernâni Jorge, no final de uma reunião no Laboratório Regional de Enologia, na Madalena do Pico.
O encontro teve como objetivo a avaliação dos regimes de apoio à reabilitação e manutenção da cultura tradicional da vinha do Pico, na área classificada como Património Mundial e na respetiva zona tampão.
Com base na experiência dos últimos anos, foram avançadas nesta reunião algumas propostas com vista à melhoria dos sistemas de incentivo, nomeadamente a necessidade de ser fixado um período para a apresentação das candidaturas.
Nesta reunião participaram, além do Diretor Regional do Ambiente, o Diretor do Gabinete Técnico da Paisagem Protegida da Vinha do Pico, a Diretora do Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico, o Presidente da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores, o Diretor do Laboratório Regional de Enologia, o Presidente da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico e o Presidente da Associação de Agricultores da Ilha do Pico.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário