O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje a criação de um grupo de trabalho “que irá fazer todos os desenvolvimentos a nível de projeto, quer na parte operacional, quer na parte económica”, para que o Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, se torne “no verdadeiro 'hub' atlântico no transporte de carga marítima de e para a Europa”.
Vítor Fraga, que falava durante uma visita às instalações portuárias, revelou que este grupo vai desenvolver o trabalho que já foi feito até agora, salientando que existem “questões operacionais que necessitam de ser aprofundadas e clarificadas”.
O trabalho deste grupo permitirá “perceber até onde é que temos que ir em termos de investimento, desenvolver o projeto económico para esta situação, ter um projeto que seja sustentável", acrescentando que depois o Governo desenvolverá junto da União Europeia "todas as diligências para arranjar adeptos para esta causa”.
O titular da pasta dos Transportes lembrou que o desenvolvimento deste projeto “não é um sprint, é uma corrida de fundo, uma maratona".
"É preciso ser muito persistente e estarmos preparados para ultrapassarmos todas as barreiras e todas as dificuldades com que nos vamos deparar, porque aqui há uma clara mudança de paradigma no transporte marítimo de carga que existe atualmente”, afirmou.
Vítor Fraga sublinhou a necessidade de garantir “um projeto sustentado em termos operacionais, mostrar claramente as mais-valias que advêm da localização do porto e das condições que temos ao nível do porto da Praia da Vitória”, mas também de assegurar “uma sustentabilidade económica para o projeto”.
O Secretário Regional frisou ainda que é necessário “convencer a União Europeia das mais-valias que este projeto tem”, já que a implementação do mesmo representa “uma alteração radical do modelo que existe”.
Atualmente, referiu Vítor Fraga, “temos um modelo que é fechado, que se baseia no tráfego de grandes porta-contentores”, ao passo que o modelo que o Governo dos Açores quer implementar “vai quebrar um pouco a barreira do que existe”, assentando num “modelo de utilização dos portos de média dimensão ao nível da Europa, com uma distribuição centralizada a partir dos Açores, de e para a Europa”.
Este modelo, segundo o Secretário Regional, “traz vantagens muito significativas ao nível ambiental, nomeadamente com a redução do tráfego rodoviário a partir de Roterdão, que é de onde se faz hoje toda a distribuição de carga para a Europa e, consequentemente, com a diminuição da emissão de CO2”.
O grupo de trabalho hoje anunciado será constituído por Luís Quintanilha, Diretor Regional dos Transportes, Roberto Monteiro, Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Célia Azevedo, da Subsecretaria Regional da Presidência para as Relações Externas, Lara Martinho, da Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores, Sandro Paim, da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, e Miguel Correia, da Portos dos Açores.
Este grupo de trabalho irá fazer todo o acompanhamento deste processo, para ser possível ter "uma defesa sustentável daquilo que consideramos ser muito importante e fundamental para o desenvolvimento do Porto da Praia e para o desenvolvimento da Região no contexto global do tráfego marítimo".
"Temos que potenciar ao máximo, quer as infraestruturas físicas que nós já temos, quer a nossa posição geoestratégica”, defendeu Vítor Fraga.
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GaCS
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