O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura realçou hoje, em Angra do Heroísmo, o empenho do Governo dos Açores em criar as condições necessárias para o combate ao insucesso escolar.
Luiz Fagundes Duarte, que falava à margem da reunião da Comissão Permanente das Unidades Orgânicas do Ensino Público, frisou que “o problema do sucesso ou do insucesso escolar não se resolve por decreto”, defendendo que a solução está no trabalho “desenvolvido no dia-a-dia nas escolas pelos professores, na criação de condições para tal por parte da tutela e no envolvimento da comunidade”.
O Secretário Regional adiantou que já está delineado um plano de ação que prevê, a partir do próximo ano letivo, um programa de acompanhamento pedagógico aos docentes do primeiro ciclo do ensino básico, com particular incidência nas áreas de Português e de Matemática no segundo e no quarto ano de escolaridade.
Para esse efeito, foram já operacionalizadas equipas de professores acompanhantes, cuja experiência pedagógica será posta ao serviço dos docentes no reforço das suas práticas de trabalho e na reflexão sobre as metodologias e estratégias promotoras de uma aprendizagem efetiva dos alunos.
O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura revelou também que foi feito um apelo aos responsáveis pelas escolas açorianas para que seja alargada no ano letivo 2013/14 a experiência do projeto Fénix-Mais Sucesso Escolar, com vista à redução da taxa de insucesso escolar.
“São duas medidas de ordem prática, que esperamos comecem a produzir efeitos nos próximos anos”, afirmou Luiz Fagundes Duarte.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário