O Secretário Regional da Saúde defendeu que um dos objetivos da proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde é a “segurança clínica”, cujos parâmetros são hoje muito diferentes do que eram há 20 ou 30 anos atrás.
Luís Cabral, que falava quinta-feira num debate promovido pelo Conselho de Ilha do Pico, frisou que houve uma grande evolução em termos de especialidades e de meios de diagnóstico, mas salientou que nem todas as unidades de saúde, pela sua dimensão, podem dispor desses recursos.
”É importante definir o que é que cada unidade de saúde pode fazer, garantindo essa qualidade e essa segurança”, afirmou Luís Cabral.
O Secretário Regional da Saúde pediu aos membros do Conselho de Ilha do Pico que debatam esses pontos tendo em conta a realidade da ilha, que conhecem melhor do que ninguém, e apresentem um documento com as soluções que entendem ser as melhores para a ilha e para os centros de saúde, quer para os que existem, quer para o novo que está em construção na Madalena.
“Essas propostas devem proporcionar o maior número de serviços às populações do Pico, mas devem também ter em consideração as atuais exigências da medicina”, frisou Luís Cabral.
Nesta reunião, o Secretário Regional da Saúde comprometeu-se a desenvolver diligências junto do Hospital da Horta para que passe a deslocar especialistas com maior regularidade à ilha do Pico.
2013.07.11-SRS-ConselhoIlhaPico,.mp3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário